Andou rolando por aí uma blogagem coletiva sobre alimentação infantil, mas foi bem no domingo de carnaval e eu não pude participar... Hoje consegui separar um tempinho pra falar sobre assunto tão importante! De uma forma geral o Davi se alimenta bem, come frutas todos os dias, não bebe refrigerantes, quando come picolé é de frutas e não é ligado em salgadinhos. Claro que nem tudo são flores, ele tem o mesmo problema da mamãe aqui: queda por doces... então sempre quer comer bolachinha recheada e chocolate...
O que me preocupa é que muitas vezes erramos na alimentação por falta de conhecimento, e acabamos oferendo alguns produtos que só parecem saudáveis mas não são! Li uma reportagem na revista Crescer (agosto/2012) que me alertou muito e me fez repensar os conceitos que tinha sobre certos alimentos:
1) Barrinha de Cereais:
"Prometem ser uma ótima opção porque são práticas e contém fibras, porém muitas são, na verdade, ricas em açúcar e sódio". A sugestão é trocá-las por uma banana."
2) Suco de Caixinha:
"Algumas marcas contém tanto quanto ou até mais açúcar do que refrigerantes, além de uma grande quantidade de sódio que pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. A saída é alternar com suco natural, água ou suco pronto integral, que não tem açúcar e só precisam ser dissolvidos em água."
3) Peito de Peru
"Apresenta grande quantidade de sódio e gordura, além de conservantes como nitritos e nitratos que são cancerígenos se consumidos por muito tempo. Liberar alimentos embutidos (salsicha, mortadela, peito de peru) apenas uma vez por semana."
4) Sobremesa Láctea
"Não se engane pela aparência de iogurte, essas sobremesas contém bem menos cálcio e muita quantidade de aromatizantes e corantes. (os corantes amarelos e vermelhos são mais perigosos). A dica é substituir por iogurte natural misturado com uma fruta amassada ou batida no liquidificador."
5) Leite de soja
"Pode causar alergia nas crianças menores de 2 anos e não oferece os mesmos nutrientes e minerais que o leite."
6) Bisnaguinha
"É fofinha e molinha graças a muuuuuita gordura hidrogenada. Tem poucos nutrientes e nada de fibra. Uma vez por semana não faz mal, mas nos outros dias deve-se optar por versões integrais ou de forma, recheando com requeijão ou até geleia sem açúcar. Outras opções são pão feito em casa ou pão sírio."
7) Frozen Yogurt
"A maioria das lojas mistura sorvete comum ao invés de usar a base de iogurte. Possuem gordura saturada e trans que aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom. Para se proteger, analise os rótulos e controle as coberturas pois são uma bomba calórica."
8) Cereal Matinal
"Pode até ser uma grande fonte de energia já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas só. Já reparou na quantidade de açúcar que sobra no fundo da embalagem quando o cereal acaba??? Opte pelas versões sem açúcar e adicione uma fruta como banana para dar um gosto mais docinho."
9) Empanados de Frango
"São feitos de partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então mesmo que você faça assado e não frito, ele não é saudável! Para piorar o que dá gosto à mistura é o glutamato monssódico, substância que interfere no paladar da criança deixando as papilas gustativas acostumadas com esse tipo de alimento. Proteínas completas são encontradas na carne de gado e frango e em muitos vegetais."
10) Produtos Light e Diet
"São indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Eles de fato possuem menos açúcar e gordura, mas em compensação o fabricante adiciona mais sódio para manter o sabor. A criança precisa de energia para crescer então não é indicado tirar totalmente o açúcar da dieta - lembrando que ele é encontrado em vários alimentos como frutas e massas."
É isso aí! Temos que estar de olho mesmo nas preferências dos nossos pequenos! Mamãe tá de olho!!
Que legal esse post...realmente tem muita coisa aí que nos acostumamos a comer por acharmos que é bom. Eu gosto muito de aprender e ter mais conhecimento sobre os alimentos, odeio me sentir enganada...
ResponderExcluirBjos!