quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conversinhas

"Mãe, o vovô tá em casa?"

"Não sei filho, quando a gente chegar lá vamos descobrir."

"O que que é descobrir, mãe?"

"Quando a gente chegar em casa, vamos ver se o vovô está lá ou não está.. entendeu? Vamos descobrir."

"Ah, entendi! Então descobrir é quando a gente não sabe de uma coisa e daí depois a gente sabe, né mãe?"
(Tão esperto esse meu guri!)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Boa noite, meu príncipe"

"Boa noite, minha Branca de Neve" (coisa mais fofa)

Engraçado que eu nunca contei a história da branca de neve pra ele, deve ter ouvido na escola, por isso essa resposta "do nada" me surpreendeu!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na escola sabatina, a música é assim: "Bom dia, bom dia.. que bom é ter você aqui...."

O Davi cantou bem alto: "Bom dia, bom dia... que bom QUE A MINHA MÃE TROUXE A MINHA OFERTINHA"

Hahaha, rachei o bico!

O que você gostaria de saber antes do seu filho nascer?

Esse vídeo tem sido amplamente compartilhado no facebook, acredito que a maioria das pessoas já viram, mas é tããão bonito que não poderia deixar de colocar aqui.

Trata-se de coisas que a gente só descobre depois que os filhos nascem..
me identifiquei com várias frases..

Quem é mamãe tem que ver!
(Alto risco de choro desenfreado)



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

10 alimentos que (só) parecem saudáveis

Andou rolando por aí uma blogagem coletiva sobre alimentação infantil, mas foi bem no domingo de carnaval e eu não pude participar... Hoje consegui separar um tempinho pra falar sobre assunto tão importante! De uma forma geral o Davi se alimenta bem, come frutas todos os dias, não bebe refrigerantes, quando come picolé é de frutas e não é ligado em salgadinhos. Claro que nem tudo são flores, ele tem o mesmo problema da mamãe aqui: queda por doces... então sempre quer comer bolachinha recheada e chocolate...

O que me preocupa é que muitas vezes erramos na alimentação por falta de conhecimento, e acabamos oferendo alguns produtos que só parecem saudáveis mas não são! Li uma reportagem na revista Crescer (agosto/2012) que me alertou muito e me fez repensar os conceitos que tinha sobre certos alimentos:


1) Barrinha de Cereais:


"Prometem ser uma ótima opção porque são práticas e contém fibras, porém muitas são, na verdade, ricas em açúcar e sódio". A sugestão é trocá-las por uma banana."


2) Suco de Caixinha:

"Algumas marcas contém tanto quanto ou até mais açúcar do que refrigerantes, além de uma grande quantidade de sódio que pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. A saída é alternar com suco natural, água ou suco pronto integral, que não tem açúcar e só precisam ser dissolvidos em água."


3) Peito de Peru



"Apresenta grande quantidade de sódio e gordura, além de conservantes como nitritos e nitratos que são cancerígenos se consumidos por muito tempo. Liberar alimentos embutidos (salsicha, mortadela, peito de peru) apenas uma vez por semana."



4) Sobremesa Láctea

"Não se engane pela aparência de iogurte, essas sobremesas contém bem menos cálcio e muita quantidade de aromatizantes e corantes. (os corantes amarelos e vermelhos são mais perigosos). A dica é substituir por iogurte natural misturado com uma fruta amassada ou batida no liquidificador."



5) Leite de soja

"Pode causar alergia nas crianças menores de 2 anos e não oferece os mesmos nutrientes e minerais que o leite."



6) Bisnaguinha


"É fofinha e molinha graças a muuuuuita gordura hidrogenada. Tem poucos nutrientes e nada de fibra. Uma vez por semana não faz mal, mas nos outros dias deve-se optar por versões integrais ou de forma, recheando com requeijão ou até geleia sem açúcar. Outras opções são pão feito em casa ou pão sírio."



7) Frozen Yogurt

"A maioria das lojas mistura sorvete comum ao invés de usar a base de iogurte. Possuem gordura saturada e trans que aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom. Para se proteger, analise os rótulos e controle as coberturas pois são uma bomba calórica."



8) Cereal Matinal


"Pode até ser uma grande fonte de energia já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas só. Já reparou na quantidade de açúcar que sobra no fundo da embalagem quando o cereal acaba??? Opte pelas versões sem açúcar e adicione uma fruta como banana para dar um gosto mais docinho."



9) Empanados de Frango


"São feitos de partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então mesmo que você faça assado e não frito, ele não é saudável! Para piorar o que dá gosto à mistura é o glutamato monssódico, substância que interfere no paladar da criança deixando as papilas gustativas acostumadas com esse tipo de alimento. Proteínas completas são encontradas na carne de gado e frango e em muitos vegetais."


10) Produtos Light e Diet


"São indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Eles de fato possuem menos açúcar e gordura, mas em compensação o fabricante adiciona mais sódio para manter o sabor. A criança precisa de energia para crescer então não é indicado tirar totalmente o açúcar da dieta - lembrando que ele é encontrado em vários alimentos como frutas e massas."


É isso aí! Temos que estar de olho mesmo nas preferências dos nossos pequenos! Mamãe tá de olho!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

De volta à rotina

O feriadão passou: fomos passar uma tarde no acampamento da igreja, tomamos banho de mar, de piscina, fizemos castelos de areia, castelos de lego, vimos filme, jogamos futebol, desenhamos, brincamos de massinha de modelar, tomamos sorvete, tocamos violão, andamos de rede, de balanço, de patinete, comemos picolé, brincamos no play do shopping, e agora estamos de volta à "rotina".
Mais ou menos, na verdade, é que essa semana a escola do Davi está em reforma e, por isso, ele vai ficar na casa dos vovôs esses dias... Pra ele é uma festa, adora brincar com as tias e os vovôs... mas pra mim que tantas vezes, cansada das tarefas diárias, desejo um descanso de tudo, é um parto. Literalmente, meu coração está batendo fora do peito e, nessa ocasião, em outra cidade!
Quase morro de saudade do chorinho, da conversinha de manhã, do abraço, do beijo, das perguntas de "porquês", das músicas que ele canta... AHH, que difícil é ficar longe!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ritmo, é ritmo de festa!

Eu não sou nada fã de carnaval, mas adoro o feriado porque posso passar mais tempo com o meu guri! Estamos planejando algumas atividades bem simples que adoramos:

Tomar banho de Piscina



Andar de Motoca



Andar de Balanço


Jogar Futebol

"Marcelo Moreno" parte pro ataque


Dribla seus adversários (a piscina é um grande adversário)


E é goooooooool! (entre as árvores)


Ah, e é claro que ele tinha que se jogar no chão!
(adora imitar as faltas)



Bom Feriado!!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Perguntas do Davi



Como vocês já sabem, o Davi está na fase dos "PORQUÊS".. Outro dia eu estava lendo com ele a história de Noé... À certa altura da história, a ilustração do livro mostrava a arca pelo lado de fora e muita água ao redor dela. Na água havia desenhos de peixes, baleias e golfinhos... 

O Davi, percebendo esse detalhe, pergunta:

- "Mãe, por que os peixes, a baleia e os golfinhos não entraram na arca??

- Ah, Porque eles sabem nadar, meu filho, daí eles podem ficar na água..
(respondi pensando: esse Davi, tão "bobinho e inocente"..)

Depois de dar essa bela explicação para o meu filho, virei a página do livro e havia ali uma ilustração dos animais que ficaram DENTRO da arca, inclusive, um casal de tartarugas... e advinha o que aconteceu?

- "Mãe, as tartarugas também sabem nadar, então por que elas entraram na arca???

Hahahaha, na hora fiquei completamente sem resposta... É claro que deve ter uma explicação científica do tipo "nem todas as tartarugas são marinhas" ou "sei-lá-o-que", mas achei muito inteligente a observação do meu guri, mostra que ele tem um ótimo raciocínio lógico!

Oração de Mãe

Outro dia falei aqui sobre o exemplo que damos aos nossos filhos através das nossas atitudes.. E tenho percebido todos os dias, de forma sutil, o quanto as nossas ações falam mais alto que as nossas palavras.. Pensando em como sou falha, me sinto muitas vezes incapacitada de ser uma mãe 100%.. Em meio a correria do dia-a-dia, das preocupações, do cansaço, quero encontrar tempo para crescer nesse aspecto.. E sei que só em Deus encontrarei sabedoria para ser uma boa mãe, a melhor que eu puder ser. Quero que o Davi sinta, experimente, de verdade, todo o amor que eu tenho por ele. Quero passar meus valores pra ele e ensiná-lo, desde pequeno, que temos um Deus que nos ama e nos protege. Quero mostrar a ele, todos os dias, o valor que ele tem aos meus olhos e aos olhos do Pai Celeste.